Gestão de condomínio edilício: Quais desafios vou enfrentar?

Gestão de Condomínio Edilício

A gestão de condomínio edilício não é nada fácil! Por isso, preparamos algumas dicas para facilitar sua tarefa como síndico e fazer da sua gestão a melhor que o seu condomínio já teve

A assembleia acabou e você foi eleito síndico. E agora? Por onde começar? O que fazer? Para quem olha de fora e nunca teve pretensão nem de ser líder de turma, assumir uma gestão de condomínio edilício pode ser um grande desafio. No entanto, não se preocupe. Afinal, se você foi eleito é porque os moradores confiam em você para administrar o condomínio, não é mesmo?

Então, para que você se sinta um pouco mais confiante como síndico, vamos te mostrar alguns desafios desse cargo e como você pode contorná-los.

O papel do síndico está em constante evolução no mercado. Essa é uma atividade que exige entendimento em áreas diversas, como contabilidade, administração, relações humanas, finanças e direito. Por isso que nos últimos anos, jovens com perfil empreendedor, profissionais e senhores aposentados buscam o mesmo caminho: conhecimento para administrar melhor o condomínio onde vivem ou que gerenciam.

Trabalhar com a gestão de condomínio edilício exige preparo e desenvolvimento de algumas habilidades e conhecimentos, como, por exemplo, entender a legislação federal, a convenção do condomínio e o regulamento interno. Além disso, é preciso ser uma pessoa bastante paciente para lidar com os vários problemas que surgem no dia a dia e conseguir atender as demandas dos moradores.

Hoje, os condomínios estão cada vez mais complexos, com mais oferta de serviços como sauna, piscina e academia, o que requer muito mais conhecimento e uma certa habilidade para gerenciar conflitos. Até mesmo porque as pessoas estão mais exigentes no cumprimento das normas dentro dos condomínios e, nesses casos, o conhecimento da legislação é fundamental para o trabalho de gestão de condomínio.

Certo, mas como eu posso gerenciar os desafios da gestão de condomínio edilício de maneira eficiente?

Primeiro de tudo, quando você assume uma gestão de condomínio edilício é preciso ter planejamento:

  • Organize seu dia e seus deveres como síndico
  • Priorize as demandas pendentes da antiga gestão
  • Administre seus projetos conforme as necessidades do condomínio forem surgindo

Outro aspecto importante e que irá te auxiliar bastante nessa empreitada como síndico é ter junto de si uma equipe. Trabalhar em conjunto é muito mais produtivo do que tentar resolver tudo sozinho. Pensando nisso, a primeira pessoa que pode integrar sua equipe para gestão é o zelador. Ele é a pessoa que mais conhece o condomínio, seu funcionamento e, principalmente, as demandas dos moradores.

Contar com alguém para cuidar da contabilidade do condomínio também pode ser útil. Existem muitas demandas burocráticas, prestações de conta que precisam ser feitas com cuidado, tempo e atenção. Deixar essa atividade nas mãos de alguém que tem o domínio completo do assunto irá otimizar sua gestão de condomínio.

Além disso, foque no atendimento e seja uma pessoa presente. Não é preciso estar disponível o tempo todo, mas certifique-se de que você será encontrado quando um morador precisar falar com você. Facilite os canais de comunicação entre você e os condôminos. Mostre-se aberto ao diálogo e, principalmente, interessado em resolver os problemas que chegarem até você.

Por fim, busque trazer a inovação para dentro da sua gestão. Nos último anos, por exemplo, têm aumentado o número de síndicos que utilizam aplicativos de gestão para se organizar. Esses aplicativos modificaram a forma como os síndicos lidam com a administração dos condomínios, facilitando ainda mais a comunicação com os moradores.

Você já utiliza algum sistema de gerenciamento no seu condomínio? Ou quer conhecer melhor esses aplicativos de gestão? Fale conosco por meio dos comentários! 😉

Não está conseguindo se comunicar bem com os moradores do seu condomínio? Leia 5 indícios de que a comunicação dentro do seu condomínio anda mal.

  • Diego Mazzolli

    Olá Thais!! Excelente blog sobre gestão de condomínio!! Comecei agora na função e consegui me enxergar em cada linha que escreveu… o que não faltam são trabalho e ânimo para começar!! Tenho interesse em saber mais sobre esses aplicativos que mencionou.