Limpeza de Caixa D’água: entenda a importância para prédios e condomínios

 Quando foi a última limpeza de caixa d’água em seu condomínio?

 

É muito importante mantermos a qualidade da água que consumimos em casa. Essa água deve estar livre de impurezas e contaminação. A água vem da rua para as nossas casas e fica armazenada em nossas caixas d’água para ser usada no nosso dia através de torneiras, filtros, chuveiro e mangueiras. A limpeza de caixa d’água periodicamente é de extrema importância para a saúde dos moradores, e vamos te mostrar o porquê.

Nós usamos a água em casa de várias formas diferentes, como por exemplo:

  • para beber
  • lavar carros
  • lavar alimentos
  • limpar móveis e chão
  • higiene pessoal de forma geral, entre outros

Porém, se essa água que usamos não estiver limpa, ela pode nos contaminar e transmitir doenças muito sérias, como:

  • leptospirose
  • cólera
  • febre tifoide

Muitas dessas doenças são transmitidas pela ingestão de alimentos contaminados ou água, que por vezes são contaminados por terem sido limpos com uma água já impura de nossas caixas d’água, ou, outra forma de contaminação comum, através do contato da pele com água contaminada, como em chuveiros e torneiras.

Muitas pessoas têm o costume de fazer a limpeza de caixa d’água uma vez por ano, porém essa não é a forma mais adequada de mantê-las longe de contaminação. O correto, e, portanto, mais adequado e eficaz modo de se manter a qualidade da água é fazendo a limpeza com um intervalo de, no mínimo, seis meses entre uma limpeza e outra, e mantendo-a sempre bem tampada, para impedir que a caixa se torne um criadouro de mosquitos transmissores de doenças.

“A limpeza de caixa d’água deve ser realizada a cada seis meses pelo menos.”

A limpeza de caixa d’água evita entupimentos causados por acumulo de sujeira no fundo da caixa e precisa ser feita da forma certa, pois uma caixa d’água limpa de forma incorreta ou inapropriada pode inferir em outros tipos diferentes de doenças o que manterá sua água contaminada e impura.

Portanto, para garantir a saúde de todos, procure se informar sobre a limpeza da caixa d’água de seu condomínio, e ajudar a mantê-la em dia!

Este post foi escrito por Luiza Menezes, da Insect Bye, que tem mais informações sobre limpeza de caixa d’água no rio de janeiro neste post.

Sobre Equipe SocialCondo

SocialCondo é o aplicativo para condomínio que melhora a comunicação e organiza a vida em conjunto.