Manutenção do Condomínio: Piscina

manutenção do condomínio - piscina

O verão é uma estação diferente para o condomínio. É o período de férias para muitos, o que aumenta consideravelmente o fluxo de pessoas nos ambientes em comum. A piscina é, sem dúvidas, o espaço mais concorrido e de maior aumento de procura nessa época, e é um dos espaços que requer mais cuidado na manutenção do condomínio antes da utilização.

Garantir as condições adequadas para a piscina é de responsabilidade do síndico. Assim, separamos alguns itens que não podem faltar na hora de fazer a manutenção de condomínio na dependência da piscina. 

Manutenção da Piscina

Cloro
O cloro deve ser reposto de dois em dois dias durante o verão.

Controle do pH
O pH deve ser medido uma vez por semana. Fundamental para o bom funcionamento da piscina e durabilidade, assim como equipamentos irão funcionar melhor se o pH estiver no nível correto, não comprometendo também a qualidade da água.  O nível do pH deve estar sempre entre 7,2 a 7,6, ou seja, levemente alcalina.

Demais Sujeiras
Cuidados manuais, como a peneiração, continuam fundamentais para a retirada de sujeiras mais “grossas” como galhos, folhas, insetos e outras sujeiras. Após a limpeza superficial, procure realizar a aspiração a cada dois dias e uma escovação de 15 em 15 dias.

Além dos cuidados com a limpeza da piscina, há certos cuidados que devem ser tomados na rotina de uso do espaço. Para que todos tenham consciência de como utilizar a piscina, deve-se estimular esse comportamento com as seguintes informações.

Avisos Importantes:

Horário de Uso

O horário de funcionamento das piscinas fica a critério de cada síndico, por isso deve ser sinalizado. Normalmente as piscinas tem horários que respeitam a rotina regular (ex.: 9h às 17h), podendo ser diferentes nos finais de semana. E no verão, o horário pode ser estendido (ex.: 9h às 19h).

Segurança de crianças

Por questões de segurança, o condomínio pode permitir entrada de bebês, ou crianças de menor idade, somente acompanhados por um responsável. É de interesse comum que haja normas que protejam os moradores de possíveis acidentes.

Normas de utilização

Demais normas que se façam necessárias devem ser salientadas ao redor do ambiente como proibições de alimentos perto da piscina, andar fora das dependências da piscina de trajes de banho, entre outras obrigações que ajudam a garantir a ordem e convivência.

Depois da piscina estar revisada e de acordo, e com os devidos avisos expostos, é só aproveitar o verão!