Controle de Visitantes na Portaria de Condomínio

portaria de condomínio

É cada vez mais necessário aprimorar e incluir métodos que ajudem na segurança do condomínio, para que haja proteção e o condomínio corra menos risco de assaltos, roubos ou pessoas não autorizadas circulando. Dessa forma, a portaria de condomínio deve contar com um porteiro preparado e que siga uma conduta alerta e preventiva quanto às pessoas que entram e saem do local, pois sua posição é muito visada e importante para manter-se a segurança do condomínio.

Leia aqui nosso post sobre deveres do porteiro

A segurança do condomínio pode ser garantida se trabalhados os pontos críticos, que são as entradas e saídas na portaria de condomínio, por isso, o controle de visitas deve ser sempre rigoroso. Principalmente em condomínios de grande porte, há um alto número de pessoas circulando e, além dos moradores, há sempre a presença de visitantes, pessoas que prestam serviços, entregas e semelhantes.

Assim, deve ser defendido um processo para o monitoramento de pessoas externas que chegam a portaria de condomínio, o ideal é que cada pessoa externa passe pelos seguintes passos:

  • Identificação: via comunicação eletrônica com o porteiro, sem entrar na portaria de condomínio, deve ser anunciado o nome, objetivo de sua entrada, o apartamento que será visitado e, ainda melhor, a pessoa com quem tem contato.
  • Confirmação: O porteiro deve interfonar para o apartamento em questão, perguntar se está esperando alguém, e que um indivíduo (citar informações passadas) está solicitando entrada na portaria do condomínio.
  • Entrada/Negação: Após confirmação (e somente após essa) deve ser permitida a entrada pela portaria de condomínio. Em caso contrário, a entrada não é permitida, e não se deve abrir exceções, o porteiro pode recomendar que o indivíduo entre em contato por seus meios com o morador que permitiria sua entrada.
  • Registro: Para melhor controle de informações, recomenda-se que se registre as informações principais das pessoas externas que entram no condomínio (nome, apartamento visitado, entrada e saída). Para isso, disponibilizamos um modelo de Controle de Visitantes para download gratuíto que pode ser utilizado em computador ou impresso na portaria de condomínio de registro de entradas.

Assim, se pode ter conhecimento de quais pessoas externas entraram no condomínio em dado momento. Baixe agora o Modelo de Controle de Visitantes!

É importante que se faça um uso constante e que se passe as devidas orientações para o porteiro. Disponibilizando cópias e se organize de acordo com as datas.

Para mais dicas e equipamentos úteis, leia nosso post sobre dicas de segurança residencial!

Cuidados que se deve ter:

– Se não houver ninguém no apartamento referido, ou caso não haja certeza sobre a espera de alguém externo, NUNCA se deve permitir a entrada.

– Entregas devem ser RETIRADAS pelo próprio morador, SEM permitir a entrada do entregador, o porteiro pode pegar a encomenda pelas grades do portão.

– Caso o visitante usufrua de uma vaga na garagem, cedida por um dos apartamentos, SEMPRE deve-se regitrar no Controle de Visitantes a placa do carro e o apartamento responsável por aquele visitante.

Não deixe de baixar o Controle de Visitantes para facilitar o processo.

Faça uso das dicas e materiais e aproveite o melhor da vida em condomínio!